10 de julho de 2006

Pizza



Hoje é o dia de Santa Felicidade e seus Sete Filhos; Dia da Pizza; Dia Mundial da Lei; Dia da Saúde Ocular e o Dia do Truco.

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985. A data foi instituída em São Paulo, pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda. E como o Brasil é um país onde tudo acaba em Pizza... Que tal esquecer os problemas e comer uma saborosa pizza...
História:
A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. E a novidade foi para a península da Etrúria, na Itália.
Era o alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e comida como sanduíche. Quem podia, colocava queijo, lingüiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte da Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
Foi em Nápoles que se acrescentou o tomate na pizza, que era dobrada ao meio, como se fosse um suculento sanduíche.
Os ricos de Nápoles transformaram a criação de novos sabores em uma tradição familiar. Na segunda metade do século XIX, um padeiro italiano chamado Raffaele Esposito, foi convocado para servir os rei Humberto e sua esposa. Para homenagear a rainha e seduzir o rei, Esposito criou a Pizza Margherita. Misturou o branco da mussarela, o vermelho do tomate e o verde do manjericão. Uma pizza com as cores da bandeira Italiana. A entrega da Pizza Margherita para os reis italianos foi o primeiro serviço de Delivery conhecido.
Foi em New York que a pizza começa a virar uma iguaria mundial. A primeira pizzaria surgiu em 1905, pelas mãos dos imigrante. Elas podiam ser encontradas em pequenas padarias e pequenos cafés, de bairros em cidades com grande populações de italianos como New York e Chicago. A Segunda Guerra também foi decisiva para a popularização da Pizza. Nessa época, ela já fazia parte do cardápio dos soldados americanos que combatiam pelo mundo afora.

Infelizmente no nosso país, pizza, significa problemas no governo não resolvidos, escondidos embaixo da pobre da mussarela.

A minha eu como na www.padariavitoriaregia.com.br, todas as 6ª.

Postado pela Elisabete, texto cedido por Dr X

Nenhum comentário: