19 de outubro de 2008



O DIA



O Dia é: 19

O Mês: Outubro

O Ano é: 2008 para os cristãos; 5769 para os judeus e 1429 para os muçulmanos.

Primavera Brasileira.

Lua Cheia; hoje no signo de Câncer (propicia sentir se conquista a família expressando seus sentimentos).
Sol no signo de Libra - 22 set a 23 out (signo de ar)

Faltam 73 dias para acabar o ano

ASTRAL DOS ANIVERSARIANTES



Hoje a Lua entra em sua fase crescente, incentivando a resolução de assuntos pendentes, novos empreendimentos e o esclarecimento de mal-entendidos.
Porém, as configurações celestes também prometem acontecimentos imprevisíveis e atitudes impensadas, o que pode promover desencontros, desentendimentos e criar dificuldades.

A dica do dia é, exercer a vontade de maneira clara e direta e, ao mesmo tempo, respeitar a vontade dos outros. Também é importante manter-se centrado nos próprios objetivos e confiar na capacidade de realizá-los. Feito isto, será mais fácil resolver as questões pendentes e chegar a um acordo sobre as situações discordantes.



Pontos Fortes: Independência/ Vitalidade/ Sociabilidade.

Pontos Fracos: Arrogância/ Individualismo/ Indecisão.







Em 1913 nasceu Marcus Vinicius de Melo Moraes, na Gávea, Rio de Janeiro.






Aos nove anos de idade, o poeta foi com a irmã Ligia ao cartório na rua São José, no centro do Rio, e alterou o seu nome, para Vinícius de Moraes.

O filho do poeta Clodoaldo Pereira da Silva Morais e de Lídia Cruz de Morais começou a escrever seus primeiros versos aos nove anos de idade.

Tem um papel importante no movimento de renovação da música popular brasileira, a que se deu o nome de Bossa Nova.

Considerado um dos maiores poetas do nosso país. Enalteceu gradativamente sua obra através do contato cotidiano com a vida social e seus problemas. Tornou-se gênio de composição da música popular brasileira em parceria com Tom Jobim.

Formou-se em Direito em 1933. Sempre gostou mesmo de poesia, mulheres e música. Como conviveu muito com intelectuais de formação religiosa católica, seus dois primeiros livros tiveram como tema a preocupação mística de fundo religioso.

No início da década de 30, trabalhou como censor cinematográfico, mas nunca cortava nada. Em seu terceiro livro, mudou do tema religioso para o amor e o culto à mulher. Estudou literatura na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Com a eclosão da segunda guerra mundial, regressou ao Brasil.

Permaneceu algum tempo em São Paulo, onde conheceu o poeta Mário de Andrade, com quem trava uma grande amizade.

Vinícius foi um apaixonado pela sétima arte. Trabalhou como crítico de cinema no jornal carioca "A manhã".

Participou na fundação da revista Filme em 1947 e manteve contatos com Orson Welles, Walt Disney e Gregg Toland.

Mas seu interesse pela música se acentuou graças às amizades que fez com muitos compositores que mais tarde vieram a ser seus parceiros.

Em 1953 compôs o primeiro samba, “Quando tu passas por mim” (com Antônio Maria).

Em 1954, escreveu a peça teatral "Orfeu da Conceição", que mais tarde, em versão cinematográfica, conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Em 1957 passou a fazer parte da delegação do Brasil na UNESCO No mesmo ano foi publicado o Livro de Sonetos. Um ano depois é editado o disco Canção do Amor Demais. Em 1959, novo êxito com Por Toda a Minha Vida.

Em 1960, junto de seus amigos Tom Jobim, Carlos Lyra e Baden Powell, Vinícius compôs várias músicas da Bossa-nova, como "Chega de Saudade" e "Se todos fossem iguais a você".

Em 1968 foi punido pelo Ato Institucional n.º 5 com aposentadoria compulsória do Itamaraty, depois de 26 anos de serviços prestados.

Sem deixar a poesia de lado, escreveu poemas como "Para viver um grande amor".

Depois foi parceiro de grandes nomes, como Chico Buarque, Ari Barroso e Toquinho.

Lançou o livro “Arca de Noé”, que em 1980 seria transformado em dois programas especiais da TV Globo. As músicas desses programas foram gravadas em LP por Toquinho: “A arca de Noé” (Ariola, 1980) e “A arca de Noé Vol. 2” (Ariola, 1981); ambos depois lançados na Itália.

O grande poeta Vinícius de Moraes, um pouco antes de falecer, em 1980, aos sessenta e seis anos, disse a Toquinho que gostaria de ter escrito mais para as crianças e que o último poema dele, no leito, foi uma poesia infantil que não chegou a terminar.

Em toda a sua obra, Vinícius juntou vinte poemas e colocou-os no livro A arca de Nóe, dedicado às crianças. Confessou que os escreveu nos dias mais felizes e inspirados de sua vida. Estes poemas foram musicados mais tarde, por artistas renomados, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Fábio Júnior, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Marina e muitos outros.

Vítima de edema pulmonar, o poeta Vinícius de Morais morreu no dia 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro.


SEU DIA


Voce merece ter muito mais


Escuto o teu coração e hoje me alegro


Reli todo o seu trajeto, e vi que evoluiu


Assim, na imaginação e nos versos


Belas palavras de amor e amizade


Arrazou nos seus sentimentos


Retratou a alma linda que você sempre teve


Bateu fundo no coração


O brilho subiu nas alturas


Sem ti e dentro de ti


Amor tratado com verdade





PARABENS FELICIDADES

2 comentários:

em azul disse...

Muito interessante e bonito.
Felicidades (a quem seja).
Abraço

Anônimo disse...

Vinicius grande poeta