4 de agosto de 2006

silencio

Cada qual com o seu silêncio

Momentos silenciosos ajudam a manter a saúde das emoções. Entenda a importância de ficar consigo mesmo e aproveite as dicas para a conquista do silêncio interior.
Meditar, descansar, dedicar-se a uma atividade e até ouvir uma canção também são maneiras de procurar uma espécie de tesouro que tem se tornado cada vez mais raro: o silêncio interior.

Segundo a psicóloga Sandra Baccara, do centro universitário de Brasília, o silêncio é de importância fundamental na estruturação das nossas emoções. Muitas vezes, estar consigo é a única forma de encontrar calma, serenidade e de solucionar tanto questões relacionadas com as emoções quanto com as ações práticas do dia-a-dia...

Do budismo ao cristianismo, passando por outras correntes religiosas - como o judaísmo e o hinduísmo -, as religiões também tendem a valorizar o silêncio e a comunhão consigo como forma de alimentar e fortalecer a alma.

Portanto, quando o assunto é a procura pelo auto-conhecimento e a busca por bem-estar, felicidade e saúde emocional, ciência e religião parecem concordar sobre a necessidade dos momentos silenciosos...

Encontrar o silêncio interior, em meio a uma rotina tão atribulada, não é impossível. Até mesmo durante o dia você pode achar meios de usufruir momentos de quietude, sem prejudicar a execução de suas tarefas diárias. Eis algumas dicas:
- música - ouça algum tipo de som que ajude acalmar a sua mente. A música também pode funcionar como instrumento para que o silêncio seja experimentado.
- aqui e agora - mesmo em ações rotineiras (por exemplo, durante uma tarefa no trabalho), é possível tentar praticar o silêncio interior. A dica vem da lógica básica de todas as técnicas de meditação: estar presente. Ou seja, tente se concentrar naquilo que estiver realizando, preocupando-se apenas com o aqui e o agora. Agir dessa maneira ajuda a dissipar o mar de pensamentos e ruídos criados pela nossa mente.
- outra opção é procurar por lugares silenciosos, dentro ou fora das grandes cidades; esses locais são um interessante convite à contemplação e ao silêncio interior.

(Portal Nestlé)

Bom..... fim de semana chegando, estarei em retiro, em silêncio, rezarei por todos vocês..

Grande abraço

até segunda


beijos


dr x

3 comentários:

SuEli disse...

Um ótimo final de semana e que Deus nos Abençoe com esta dádiva do silêncio interior, pois, realmente, se faz necessário para a nossa alma estar em Paz.
Um grande beijo,

Anônimo disse...

Silêncio....silêncio....
essa palavra passou a ser coisa rara para a maioria das pessoas, pois nesse mundo maluco em que vivemos parece que tudo faz barulho, e as pessoas gritam para serem ouvidas. Agora, falar em silêncio interior é mais complicado ainda, pois os estímulos que temos hoje são enormes, em termos de tv, rádio, jornal, revistas, out doors, PC.
As pessoas não se deram conta da necessidade de ouvir o que vem de dentro de si mesmos. E deveriam ter esse hábito. Tentar ouvir a alma, ouvir seus medos, suas mágoas, suas alegrias e o amor que todos tem prá dar. Gostei das dicas.
Beijos

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Pasajes online learning center Teen cosmetic surgery corporate management training 20 Black tranny message boards