11 de setembro de 2007

os Tratores

OS TRATORES

Por que será que alguns animais gostam de certas pessoas, abanam o rabo para elas e as lambem e, para outras latem, rosnam ou então as ignoram?

Num nível básico, os animais distinguem instintivamente as pessoas de que gostam e de que não gostam e parecem adivinhar que é venenoso para eles, quem é ameaçador ou quem não é, quem tem medo deles e quem não tem.


Nós também somos animais... e, por instinto, sabemos quais as pessoas das quais gostamos e quais não suportamos. Podemos não conseguir verbalizar por que detestamos alguém em particular, mas o instinto nos aconselha a ficar longe desse indivíduo...

Um desses tipos – classificados como “terrores venenosos” – é o trator.


O trator é aquele tipo arrogante, cruel, depreciador, repulsivo, hipócrita, sacana, superior, ofensivo, crítico, sarcástico, ardiloso, repressor; enfim, é aquela pessoa que acha defeito em tudo, sente-se ameaçado e é inseguro.


Os tratores têm pouca auto-estima e, por isso, vivem para achar defeito em todo mundo. Adoram depreciar, provocar e ridicularizar os outros, principalmente pessoas estranhas. Uma das especialidades dos tratores é o falso elogio; eles adoram fazer declarações de fundo negativista do tipo: “Puxa, essa roupa deixa você mais magra”, insinuando que você andou engordando... Os tratores precisam arrasar com os outros para poder se sentirem melhores, mais importantes. Fuja desse tipo.



(por Lillian Glass, do livro "Como lidar com pessoas difíceis"– ed. Best Seller)

ABRAÇOS

DR X

Nenhum comentário: