22 de fevereiro de 2006

Fanfarra



FANFARRA!!!
Eu não me recordo muito como foi que tudo começou....
Mas sei que quando eu estava na 4ª ou 5ª série, eu resolvi tocar "caixinha" na fanfarra da escola, pra desfilar no 7 de setembro....
Quem nos treinava era meu professor de história, chamava-se Rui...bravo ele....cara sempre fechada...tinha o maior respeito dos alunos.
Bom também naquela época não havia estatuto das crianças, dos idosos, etc, etc...
Tínhamos que andar de avental branco (ou guarda pó), com o emblema do grupo escolar fixado no bolso...avental sujo ou sem emblema era motivo de reguada na perna, dada pelo inspetor de alunos....Seu Carlos, enérgico....
Voltando a fanfarra....
Eu tocava caixinha e modéstia a parte EU TOCAVA BEM....atrás de mim, vinham os bumbos e cornetas...éramos numas 12 pessoas só tocando caixinha...o som era maravilhoso quando a fanfarra toda estava num mesmo ritmo...deve de ser como bateria de escola de samba, só que em número bemmmmmmmmm menor. Acredito que a fanfarra toda tinha uma média de 50 pessoas...
Tinha as balizas, meninas que iam na frente dançando coreografias muito da sem graça, comparadas as de hoje, mas elas eram esperadas pra abrir cada escola que passasse...
Lembro-me de em um ano ter usado calça e camiseta brancas, com faixas vermelhas nas laterais das pernas e braços...lembro-me da sensação maravilhosa de bem estar que senti, pois achei a mim e a todos os outros participantes lindos...sei lá, acho que é coisa de criança, mesmo...
Não era um percurso muito grande, mas íamos andando e tocando...fazíamos paradinhas pros instrumentos serem tocados individualmente...
Desfilávamos na Av. Dom Pedro 2º, em frente ao antigo Parque Duque de Caxias, hoje chamado de Parque Celso Daniel, houvesse sol ou chuva...Só quem viveu isso sabe o que é ter essa emoção...
Olha, era uma festa...muitas pessoas assistindo...fotos no jornal...por uma semana, os participantes da fanfarra eram o motivo da conversa no grupo escolar...toquei nela por uns 5 anos...depois mudei de escola e lá também fiquei conhecida, sempre por motivos que envolviam a participação dos alunos nas atividades...
Gosto das recordações dos lugares onde estudei...quando volto na minha escola do ginásio pra votar, nas eleições, encontro meu amigos da época....coração até dispara...

E hoje, especialmente HOJE, eu mando um beijo, um carinho super especial pra VOCÊ, Milton Toshiba...valeu, e olha que ainda não me sinto de alma lavada, mas se eu escrever tudo que me vai na alma vou ofender várias pessoas, e eu e Dr. X não estamos aqui pra isso. Mas VALEU.

E aos meus/nossos blogamigos: beijo no coração, excelente 4ª e tudo de bom.

Postado pela Elisabete

Nenhum comentário: